| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

ANÁLISE DO PROJETO ESTRELAS

Page history last edited by pbworks 8 years ago

                                             ANALISE DO PA ESTRELAS

O que você sabe sobre elas ?

Descubra você também...

Como são formadas as estrelas!

O PA “ESTRELAS”, segundo o roteiro para a análise de um Projeto de Aprendizagem, pude observar que havia a possibilidade de desenvolver-se em um ambiente aberto às explorações através de telescópios, com isso, contemplar as constelações aprofundando-se mais nos estudos da atmosfera, tirando sob a orientação de astrônomos as dúvidas mais evidentes através da prática, que seria no Planetário de Porto Alegre, sendo que este estava nas combinações do grupo e acabou não acontecendo.

O projeto aponta para vários caminhos que levam ao rompimento a fragmentações características dos modelos de projetos de ensino, pois o universo é infinito, com inúmeras possibilidades de pesquisas e, nem mesmo os astrônomos, que vivem olhando para o infinito, têm as respostas para todas as perguntas, ou seja, não sabem o suficiente acerca dos detalhes do processo de formação estrelar em seu Webmail.

Eu acredito que o projeto parte de uma curiosidade natural dos sujeitos por fazer parte da nossa vida e também com questões ligadas a temas abordados na escola como o sistema solar, já que o sol é uma estrela.

As Certezas e Dúvidas do projeto serviram para orientar na busca de respostas para a pesquisa, fazendo novas descobertas modificando os conhecimentos iniciais das colegas. Por se tratar de um tema cientifico, muitas questões do projeto já havia respostas, mas essas respostas geram outras questões e dúvidas, em que observamos no decorrer do projeto um movimento de mudanças e reformulações nas Certezas Provisórias.

As fontes de pesquisas são coerentes com as questões propostas, mas faltou algum experimento concreto, ou seja, através de entrevista com astrônomos, observação via telescópio, ou uma enquete para os internautas interagir com o grupo nas certezas e dúvidas. Para com isso, romper com os limites disciplinares.

Os mapas mostram a evolução da apropriação de conhecimentos, evidenciando as redes de conceitos que aparecem no texto, respondendo a questão principal.


Houve coerência lógica entre a questão principal e no que foi afirmado no quadro das “Certezas Provisórias” e “Dúvidas Temporárias”. As informações estão bem organizadas e acho que o material é bem completo para as curiosidades dos internautas, apresentando diferentes navegações. As referências estão claras, com muitos vídeos interessantes e fotos lindíssimas das nebulosas (estrelas formadas por poeiras e gases), que contribuíram para a compreensão do conteúdo. Há uma síntese parcial no hipertexto do conhecimento construído.

Existem registro do processo de desenvolvimento do projeto, com informações, combinações e sugestões, mostrando a riqueza do processo de aprendizagem do grupo, mas não houve registro de interações com especialistas, na busca por contribuições para o projeto, ficando apenas explicitas nas sugestões.

Esteticamente, no meu modo de ver, o material apresentado é desafiador, sendo as páginas organizadas facilitando o acompanhamento do PA, nos instigando à curiosidade.

Quero salientar na conclusão da minha análise que, se este PA fosse feito neste ano (2009), as colegas teriam uma maior possibilidade de pesquisas, já que estamos no Ano Internacional da Astronomia e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), promove, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Observação do Céu de Porto Alegre, no terraço da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), de 26 a 29 de março, em três sessões noturnas, caso ainda tenham alguma dúvida ou curiosidade sobre o PA.

 

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.